Fundo para Inclusão#

O Fundo para Inclusão é um fundo mantido pela Associação Python Brasil (APyB) para apoiar a participação de grupos historicamente sub-representados nas edições presenciais do evento Python Brasil.

O fundo é composto por recursos excedentes dos eventos organizados e/ou apoiados pela APyB e será executado pelas comunidades AfroPython e PyLadies.

1. Objetivo#

O fundo tem como único objetivo proporcionar a participação presencial de integrantes de grupos historicamente sub-representados no evento “Python Brasil”.

Parágrafo único: Entendemos que a composição dos Grupos historicamente sub-representados se dá por mulheres, pessoas negras, indígenas, com deficiência, comunidade LGBTQIA+, especialmente população trans, e pessoas economicamente vulneráveis.

2. Da Composição#

O fundo é composto por 50% de todo o valor excedente do caixa dos eventos, a partir da sua conclusão.

Parágrafo único: Os eventos elegíveis para composição do fundo são os que utilizam a estrutura financeira da APyB e que estejam sujeitos à cobrança da taxa de 10% por parte da Associação.

3. Da Distribuição#

Os recursos do fundo serão distribuídos igualmente entre as comunidades participantes.

3.1. No primeiro trimestre de cada ano, junto com sua prestação de contas anual, a APyB publicará a totalidade dos recursos disponíveis no fundo, bem como o montante destinado a cada comunidade.

3.2. As comunidades beneficiadas pelo fundo deverão manifestar interesse no seu uso no prazo de 4 meses a contar da publicação da prestação de contas anual.

3.2.1. Caso apenas uma das comunidades manifeste interesse, todo o montante será destinado a ela.

3.2.2. Caso nenhuma das comunidades manifeste interesse no uso dos recursos, o montante será direcionado para o caixa geral da APyB.

4. Do Uso dos Recursos#

Os recursos do fundo poderão ser usados até a conclusão da edição da Python Brasil vigente.

4.1. O uso dos recursos está condicionado ao cumprimento dos requisitos fiscais da APyB para execução financeira.

4.2. As representantes das comunidades beneficiadas junto à APyB devem ser membros associados da APyB na data em que o fundo for destinado.

5. Da Prestação de Contas#

Anualmente, as comunidades beneficiadas pelo Fundo deverão prestar contas à APyB através do preenchimento de um formulário fornecido pela associação, a fim de coletar dados do uso dos recursos e impacto da iniciativa no evento “Python Brasil”.

Parágrafo único: O preenchimento do formulário é obrigatório e será condição para que a comunidade possa participar do fundo no próximo ano.